1001 Stars

A Óptica Adaptativa do VLT

Space Today
26 set 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

1001 Stars

Tirada a partir do interior da cúpula do quarto Telescópio Principal do Very Large Telescope do ESO (VLT), esta bela fotografia, obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Yuri Beletsky, captura a Estrela Guia Laser do VLT em ação.

A Estrela Guia Laser, montada no alto do espelho secundário de 1,2 metros do Telescópio nº 4, faz parte do sistema de ótica adaptativa do VLT. Ao criar um ponto luminoso  — uma estrela artificial — na atmosfera da Terra a uma altitude de 90 km, a luz do laser refletida pode ser utilizada como referência para remover os efeitos da distorção atmosférica, o que permite ao telescópio produzir imagens astronômicas quase tão nítidas como se o telescópio estivesse no espaço.

O plano da Via Láctea, que parece atravessado pelo laser que aponta na sua direção por cima da cúpula aberta do telescópio, está coalhado de nuvens escuras de poeira interestelar que bloqueiam a radiação visível. No entanto, e graças aos instrumentos infravermelhos do telescópio e ao sistema de ótica adaptativa, os astrônomos podem estudar e obter imagens do núcleo complexo e turbulento da nossa galáxia com detalhes sem precedentes.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1639a/

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários