s20150522_cgo

A Oposição de Saturno em 2015

Space Today
29 maio 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

s20150522_cgo

Observadores na Terra munidos de seus telescópios maravilhosos tiveram a oportunidade de visualizar e até mesmo de fotografar de forma espetacular o planeta Saturno, enquanto o mesmo atingia a sua oposição de 2015 no dia 23 de Maio, às 0200 UT (23:00 do dia 22 de Maio de 2015, hora de Brasília). A oposição nada mais é do que a posição do planeta no céu estar no lado oposto ao Sol. Nas noites próximas da oposição Saturno ficou visível a noite toda, no momento em que estava mais próximo (uma diferença insignificante para nós aqui na Terra) e mais brilhante nesse ano de 2015. Essas belas imagens foram feitas poucas horas depois do perfeito alinhamento entre o Sol, a Terra e Saturno, e que mostra claramente outro efeito existente no planeta Saturno, conhecido como Efeito Seeliger. Quando são iluminadas diretamente pelo Sol, as partículas de gelo que compõem os anéis de Saturno não geram sombras e espalham de forma intensa a luz que incide nelas em direção à Terra, criando um brilho intenso do planeta. Saturno está atualmente brilhando próximo da estrela Antares, a estrela mais brilhante da constelação de Escorpião. Os brasileiros também deram um show durante a oposição. Abaixo apresento para vocês duas imagens. A primeira foi feita pelo Luiz Carlos Oliveira (https://www.facebook.com/luizcarlos.oliveira.121), direto do Rio de Janeiro que nos brindou com imagens fantásticas do planeta Saturno durante a sua oposição.

saturno_oliveira

E a segunda, uma imagem feita por outro grande astrofotógrafo, o Martini Jr. (https://www.facebook.com/antonio.m.junior.7), direto de Botucatu, no interior de São Paulo.

saturno_martini

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap150529.html

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Jr Martini

    Outro detalhe a registrar é que na oposição não há sombras dos anéis sobre o disco do planeta, e ainda Saturno nesta oposição se apresenta com os anéis muito mais voltados para a Terra e portanto mais abertos, isso facilita sua visualização em pequenos instrumentos e deixa as astrofotografias mais belas.