A NGC 5714 E O Curioso Caso de Uma Supernova Rica Em Cálcio

Space Today
26 mar 2018

Essa imagem feita pela Advanced Camera for Surveys, ACS, do Hubble, mostra a galáxia espiral NGC 5714, localizada a cerca de 130 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Boötes. A NGC 5714 é classicada como uma Galáxia Espiral do Tipo Sc, mas seus braços espirais, a feição mais dominante das galáxias espirais, são quase impossíveis de serem observados, já que a NGC 5714 se apresenta quase que perfeitamente de lado para nós.

Descoberta por William Herschel em 1787, a NGC 5714 foi o lar de um fascinante e raro evento em 2013. Uma supernova apagada apareceu a cerca de 8000 anos-luz abaixo do bulbo central da NGC 5714. As supernovas são violentas e gigantescas explosões de estrelas massivas no final de suas vidas, e essa que explodiu na NGC 5714, foi classificada como uma supernova do Tipo Ib/c, e denominada de SN 2003dr. Ela foi uma supernova particularmente interessante, pois seu espectro mostrava uma forte assinatura no cálcio.

Supernovas ricas em cálcio são raras e por isso são de grande interesse para os astrônomos. Os astrônomos ainda tentam explicar essas explosões particulares, já que a sua existência representa um desafio tanto observacional como para as teorias. Em particular, seus aparecimentos fora das galáxias, sua luminosidade baixa se comparada a outras supernovas e sua rápida evolução ainda são questões não resolvidas e muito estudadas pelos astrônomos.

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1813a/

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!