A Nebulosa Planetária NGC 6818 – A Pequena Joia Cósmica

Space Today
4 ago 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Little gem

Essa bolha colorida é uma nebulosa planetária, chamada de NGC 6818, também conhecida como a Nebulosa da Pequena Joia. Ela está localizada na constelação de Sagittarius, o Arqueiro, a aproximadamente 6000 anos-luz de distância da Terra. O rico brilho da nuvem tem pouco mais de meio ano-luz de diâmetro, gigantesca se comparada com a pequena estrela central, mas ainda assim uma pequena joia na escala cósmica.

Quando estrelas como o Sol entram em aposentadoria, elas perdem suas camadas mais externas para o espaço, criando nuvens brilhantes de gás, que chamamos de nebulosa planetária. Essa ejeção de massa é desigual, e as nebulosas planetárias podem ter formas bem complexas. A NGC 6818 mostra estruturas filamentares com nós e distintas camadas de material, com uma brilhante e englobada bolha central circundada por uma nuvem maior e mais difusa.

Os cientistas acreditam que o vento estelar da estrela central impulsiona o material, esculpindo a forma alongada da NGC 6818. Quando esse vendo veloz se choca com a nuvem que se move mais lentamente, ele cria explosões particularmente brilhantes nas camadas mais externas da bolha.

O Hubble imageou essa nebulosa em 1997, com a sua Wide field Planetary Camera 2, usando uma mistura de filtros que destacavam a emissão do oxigênio e do hidrogênio ionizados. Essa imagem, foi feita com a mesma câmera, porém com filtros diferentes para revelar uma diferente visão da nebulosa. Uma versão dessa imagem foi submetida para concurso de processamento de imagens, conhecido como Hubble’s Hidden Treasures, pelo competidor Judy Schmidt.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1531a/

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários