A Misteriosa Galáxia NGC 4625 Em Bela Imagem do Hubble

Space Today
27 nov 2017

Essa bela foto feita pelo Telescópio Espacial Hubble, mostra a galáxia anã, NGC 4625, localizada a cerca de 30 milhões de anos-luz de distância na constelação de Canes Venatici. A imagem foi adquirida com a Advanced Camera for Surveys, a ACS e revela o único braço espiral da galáxia, que dá a ela uma aparência assimétrica. Mas por que só existe um braço espiral nessa galáxia, quando as galáxias espirais normalmente possuem 2 braços espirais?

Os astrônomos observaram a NGC 4625 em diferentes comprimentos de onda na esperança de resolver esse mistério cósmico. As observações no ultravioleta forneceram uma primeira pista: na luz ultravioleta, o disco da galáxia parece 4 vezes maior do que na imagem mostrada aqui. Um indicativo de que existe um grande número de estrelas muito jovens e quentes, visíveis principalmente no ultravioleta, estrelas essas que estão se formando nas regiões externas da galáxia. Essas jovens estrelas tem cerca de 1 bilhão de anos de idade, cerca de 10 vezes mais jovens do que as estrelas que aparecem na luz visível nessa imagem. Num primeiro momento, os astrônomos assumiram que essa alta taxa de formação de estrelas era devido a interação com outra galáxia anã próxima, a NGC 4618.

Os astrônomos especulam que a NGC 4618 se encontrou com a NGC 4625 e nesse encontro, a NGC 4625 perdeu um de seus braços espirais. Em 2004, os astrônomos encontraram uma prova para isso, o gás nas regiões mais externas da NGC 4618 têm sido fortemente afetado pela NGC 4625.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1746a/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.