A Majestosa Galáxia NGC 1015 Fotografada Pelo Hubble

Space Today
12 mar 2018

Essa maravilhosa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble, mostra a grandiosa galáxia NGC 1015, encontrada na constelação de Cetus, a cerca de 118 milhões de anos-luz de distância da Terra. Nessa imagem é possível ver a NGC 1015 de frente, com seus belos e simétricos braços espirais e o brilhante bulbo central, uma imagem que lembra um tipo de fogos de artifício conhecido como Roda de Catarina.

A NGC 1015 tem um centro grande e brilhante, uma barra central de estrelas, e braços espirais bem definidos. Essa estrutura toda faz com que a NGC 1015 seja classificada como uma galáxia do tipo Espiral Barrada, parecida com a Via Láctea. As barras são encontradas em aproximadamente dois terços de todas as galáxias espirais, e os braços dessa galáxia parecem surgir de um pálido anel amarelo que circula a própria barra. Os cientistas acreditam que um buraco negro localiza-se no centro das espirais barradas afunilando o gás e a energia dos braços externos para o centro através dessas barras, alimentando assim o buraco negro, provocando o nascimento de estrelas no centro e construindo o bulbo central da galáxia.

Em 2009, uma supernova do Tipo Ia, chamada de SN 2009ig foi registrada na NGC 1015, um dos pontos brilhantes na parte superior direita do centro da galáxia. Esses tipos de supernovas são extremamente importantes, elas são causadas por explosões de anãs brancas que possuem uma estrela companheira, e sempre possuem o pico no mesmo brilho, 5 bilhões de vezes mais brilhante do que o Sol. Conhecendo o brilho verdadeiro desses eventos, e comparando com o brilho aparente, os astrônomos conseguem então usar esses objetos para medir com precisão as distâncias no universo.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, A. Riess (STScl/JHU)

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1811a/

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.