A Luz De Um Novo Dia Ilumina o Planeta Saturno

Space Today
11 jul 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A luz de um novo dia em Saturno ilumina as nuvens onduladas da atmosfera do planeta e os arcos suaves de seus vastos anéis.

A luz viajou cerca de 80 minutos desde que deixou a superfície do Sol para atingir Saturno. A iluminação que ele fornece é fraca, a Terra recebe 100 vezes mais intensidade de luz do Sol, uma vez que está 10 vezes mais perto do Sol. Ainda assim, se comparado com a escuridão profunda do espaço, tudo em Saturno brilha com a luz do Sol, seja ela direta, ou refletida.

Essa imagem foi feita com a sonda Cassini apontada para o lado iluminado dos anéis, a cerca de 10 graus acima do plano dos anéis. A imagem foi obtida com a câmera grande angular da Cassini no dia 25 de Fevereiro de 2017, usando um filtro espectral que preferencialmente admite a luz do infravermelho próximo, centrada em 939 nanômetros.

A imagem foi obtida a uma distância aproximada de 1.23 milhão de quilômetros de Saturno e a escala da imagem é de 73 quilômetros por pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento da Cassini fica no Space Science Institute, em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:

http://saturn.jpl.nasa.gov e

http://www.nasa.gov/cassini.

O site da equipe de imageamento da Cassini é o: http://ciclops.org.

Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21336/dawn-s-early-light

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.