destaque_ngc_2865

A Incrivelmente Nova e Dinâmica Galáxia Elíptica NGC 2865

Space Today
15 abr 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Young and dynamic

Essa imagem do Telescópio Espacial Hubble, das agências espaciais NASA e ESA mostra uma galáxia elíptica, chamada de NGC 2865. Ela se localiza a cerca de 100 milhões de anos-luz de distância de nós na constelação de Hydra – A Serpente do Mar – e foi descoberta em 1835 pelo astrônomo John Herschel.

As galáxias elípticas são normalmente preenchidas com estrelas velhas e moribundas. A NGC 2865, contudo, é relativamente jovem e dinâmica, com um disco em rotação rápida cheio de jovens estrelas e com gás rico em metal. Para uma galáxia elíptica, ela contém um número alto, incomum de jovens estrelas – sugerindo que uma vasta galáxia de explosão de estrelas ocupava aquela região a cerca de um bilhão de anos atrás.

A explosão de estrelas propriamente dita foi induzida pela fusão ocorrida entre uma galáxia espiral similar à Via Láctea e uma galáxia elíptica com cerca de 3 vezes mais massa – o que seria a progenitora da NGC 2865. O novo gás da galáxia espiral revitalizou a população de estrelas velhas na galáxia elíptica, e algumas novas gerações de estrelas surgiram.

O halo apagado ao redor da galáxia, visível nessa imagem, é também o resultado de uma fusão. Ele consiste de gás frio que foi arrancado  da galáxia espiral durante o processo de fusão. O gás agora forma uma concha quase que totalmente fechada ao redor da galáxia hospedeira.

Uma versão dessa imagem foi inscrita na competição de processamento de imagens, conhecida como Hubble’s Hidden Treasures, pelo competidor Judy Schmidt.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1515a/

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários