A Galáxia NGC 5559 e Seus Mistérios

Space Today
4 set 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Como fogos de artifício iluminando o céu durante as comemorações de ano novo, os majestosos braços espirais da NGC 5559 são iluminados com novas estrelas que estão nascendo. A NGC 5559 é uma galáxia espiral, com braços preenchidos por gás e poeira que circundam um brilhante bulbo central galáctico. Esses braços são considerados um ambiente rico para a formação de estrelas, pontilhados com um festivo conjunto de cores, incluindo estrelas recém-nascidas que brilham com tonalidade azulada como resultado da grande temperatura que ainda preservam.

A NGC 5559 foi descoberta pelo astrônomo William Herschel em 1785 e localiza-se a aproximadamente 240 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Boötes.

Em 2001, uma supernova rica em cálcio chamada de 2001co foi observada na NGC 5559. As supernovas ricas em cálcio, ou também chamadas de Ca-rich SNe, são descritas como rápidas e apagadas, já que elas são menos luminosas que os outros tipos de supernovas e também se desenvolvem muito rapidamente, além de revelar o espectro dominado pela forte linha de cálcio. A 2001co ocorreu dentro do disco da NGC 559 perto das regiões de formação de estrelas, mas as Ca-rich SNe são normalmente observadas em grandes distâncias o que traz questões curiosas sobre suas progenitoras.

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1736a/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.