destaque_danca_sol_via_lactea

A Bela Dança Entre o Sol e a Via Láctea Sobre o Observatório do Paranal no Chile

Space Today
27 abr 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Milky Way Emerges as Sun Sets over Paranal

Nesta nova imagem o crepúsculo revela-nos um céu noturno magnífico sobre o Observatório do Paranal do ESO, local de acolhimento do Very Large Telescope (VLT) – a infraestrutura emblemática da astronomia terrestre europeia.

Quando o Sol se põe no local, a Via Láctea aparece com um detalhe extraordinário. Embora a olho nu pareça uma névoa que se estende ao longo do céu, a Via Láctea consiste em cerca de 100 a 400 bilhões de estrelas individuais que co-habitam num espaço com uma extensão de 100 000 anos-luz.

Nesta imagem a Via Láctea é o pano de fundo do Telescópio Principal número 4, o Yepun. Yepun significa Vénus na língua mapuche, a língua indígena do sul do Chile.

O Yepun é um dos quatro telescópios de 8,2 metros que podem ser usados em conjunto como se se tratassem de um único telescópio gigante, permitindo aos astrônomos detectar detalhes até 16 vezes mais precisos do que o que seria possível com os telescópios individuais. O VLT deu início a uma nova era de descobertas, com vários resultados científicos principais notáveis, incluindo o seguimento de estrelas individuais em torno do buraco negro supermassivo situado no centro da Via Láctea (eso0846).

Esta imagem foi obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO John Colosimo e submetida no grupo Flickr Your ESO Pictures. O grupo Flickr é regularmente revisto e as melhores fotografias são seleccionadas para fazerem parte da nossa popular série “Foto da Semana” ou da nossa galeria de imagens.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1517a/

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários