fbpx

A Cratera Tawals em Ceres

A imagem acima feita pela sonda Dawn da NASA mostra uma região localizada próxima do anel noroeste da Cratera Urvara em Ceres. Esse terreno mostra uma textura enrugada que também é encontrada dentro da Urvara. Múltiplas observações feitas pela sonda Dawn, em particular com a espectroscopia neutrônica (que mede o conteúdo de hidrogênio no regolito) e medidas de fluxo, mostram que o gelo de água está presente perto da superfície acima de 40 graus de latitude norte, onde essas feições são encontradas. Além do mais, a textura enrugada pode resultar das grandes tensões exibidas pelo gelo nas temperaturas encontradas nas médias e altas latitudes de Ceres.

A proeminente cratera, com seus 8.8 quilômetros de diâmetro, à direita na imagem é chamada de Tawals. Seu anel bem nítido sugere que ela foi criada por um impacto relativamente recente num material relativamente forte.

A Cratera Tawals tem esse nome em homenagem ao Deus Polonês dos campos.

A sonda Dawn fez essa imagem durante sua missão estendida em 25 de Agosto de 2016, desde a sua órbita de mapeamento de baixa altitude, ou LAMO, a uma distância de cerca de 385 km acima da superfície. As coordenadas do centro dessa imagem são 40 graus de latitude sul e 237 graus de longitude leste.

A missão Dawn é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A Dawn é um projeto do Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica geral da sonda Dawn. A empresa Orbital Atk Inc., em Dulles, Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck Insitute for Solar System Research, a Italian Space Agency, e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais na equipe da missão.

Para uma lista completa de participantes da Dawn, visite: http://dawn.jpl.nasa.gov/mission.

Para mais informações sobre a missão Dawn, visite: http://dawn.jpl.nasa.gov.

Fonte:

https://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/images/image-detail.html?id=PIA21750

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo