24/08/16: Dia de Lançamento

Space Today
26 ago 2016

-Elis Lopes

Hoje (24/08) além da belíssima conjunção de Marte, Saturno e Antares (na constelação de escorpião), também tivemos uma lançamento de dois satélites da Intelsat pela empresa francesa fundada em 1980 Arianespace.  Com uma frota de cerca de 50 satélites que fornecem soluções de conectividade de alto desempenho para a mídia, comunicações fixas e móveis de banda larga, bem como de negócios governamentais e aplicações militares.

Hoje o foguete Ariane 5 ECA lançou os satélites Intelsat33e e o Intelsat36, para uma órbita geoestacionária diretamente da Spaceport na Guiana Francesa. O lançamento foi declarado um sucesso.

A Arianespace lançou em 27 de janeiro deste ano o também satélite da Intelsat, Intelsat29e. A empresa francesa e a Intelsat já vem estabelecendo uma parceria desde 1983 com o lançamento do Intelsat507.

Intelsat 33e é o segundo satélite na próxima geração de alto rendimento na série Intelsat  Épico NG da Intelsat.
Ele vai atender a demanda de banda larga para os serviços de carrier-grade de telecomunicações, redes empresariais , conectividade aeronáutica e de certos serviços de mídia.  Com suas várias faixas de feixes pontuais irá fornecer cobertura de telecomunicações na Europa, África central, Oriente médio, Ásia, Austrália e África subsaariana.

Intelsat 33e é o segundo de uma encomenda de sete satélites Intelsat épico NG e será localizado a 60 ° Leste.
Intelsat 33e foi construído pela Boeing, utilizando uma plataforma 702MP . Será o satélite 52º construído pela Boeing (ou os seus antecessores ) a ser lançado pela Arianespace.

Intelsat 33e

Já o Intelsat 36 é projetado para melhorar os bairros de mídia da Intelsat que servem a região Sul Africana e do Oceano Índico. Ele foi construído pelo  SSL ( Space Systems Loral ) em uma plataforma de 1300 em Palo Alto, Califórnia. Será o 56º satélite utilizando uma plataforma SSL (e 50º com a configuração de 1300) a ser lançado pela Arianespace.

Intelsat 36

Para finalizar vamos falar do foguete Ariane 5 que impulsionou toda essa carga hoje.

Ariane 5 é a referência mundial de lançadores de carga pesada, capaz de transportar cargas com peso superior a 10 toneladas a órbita de transferência geoestacionária ( GTO ) e mais de 20 toneladas métricas em órbitas baixas da Terra ( LEO ) – com um alto grau de precisão, este desempenho garante que Ariane 5 será capaz de impulsionar a nave espacial mais pesada em  produção ou nas pranchetas de desenho e permite que a Arianespace iguale-se  a maioria dos satélites de telecomunicações altamente eficientes e com  lançamentos duplos – uma capacidade que tem sido testada pelas missões da empresa Ariane desde a década de 1980.

Décollage, plan large, VA232, le 24/08/016.

  Fonte: Arianespace

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários