fbpx

200000 Imagens de Saturno Formam Um Belo Filme do Planeta dos Anéis

observatory_150105No dia 19 de Julho de 2013, a missão Cassini da NASA fez imagens da Terra a 1.5 bilhões de quilômetros de distância. O mosaico completo de Saturno levará ainda algumas semanas para ficar pronto, mas enquanto esperamos, Fabio di Donato criou o seu próprio mosaico do planeta Saturno.

Donato escolheu 200000 imagens de Saturno feitas pela sonda Cassini entre 2004 e 2012, as ordenou e escolheu uma música para montar o belo vídeo acima.

O vídeo faz facilmente você acreditar que está vendo os anéis e os planetas dançando entre as estrelas, quase que literalmente. As tonalidades preto e branco quase fazem você sentir como se estivesse vendo um filme da década de 1960.

De acordo com o próprio post do vídeo no site Vimeo, esse vídeo é dedicado à memória de Margherita Hack, uma astrofísica e uma popular escritora de ciência que morreu no começo desse ano. “Ela me fez amar as estrelas”, escreveu Donato.

As imagens usadas no vídeo estão disponíveis no Planetary Data System para uso público.

É uma rara ocorrência para o mundo ver uma prova visual do brilho do resto do universo – mas essa é com certeza uma delas.

Fonte:

http://mashable.com/2013/07/25/saturn-stop-motion/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo