02/12 – Dia Nacional da Astronomia

Space Today
2 dez 2016

sem-titulo

-Elis Lopes

Hoje (02/12) é comemorado o Dia Nacional Da Astronomia, embora no Brasil a astronomia não seja tão valorizada, todos sabemos que é uma ciência maravilhosa que nos da uma lição de humildade, nos colocando no nosso verdadeiro lugar – um grãozinho de areia no cosmos.

Afinal, como não se encantar com a beleza do cosmos? Algo inspirador, um lugar que ao mesmo tempo que nos mostra beleza e ternura, nos revela ser também um ambiente inóspito. O equilíbrio perfeito entre vida e morte, da explosão de estrelas ao nascimento de tantas outras. O universo é como uma caixinha de surpresas, que desafia nossa imaginação constantemente, fazendo-nos desejar desbravá-lo, admirá-lo e entendê-lo.

Quando olhamos para o céu, olhamos para o passado, olhamos para uma história fascinante pronta para ser revelada diante de nós. Como um livro, que apenas de olhar a capa, saberemos que valerá apena lê-lo. Quando se estuda o universo, vê-se que somos todos poeiras das estrelas, constituídos dos mesmos átomos, ao aplicar esse princípio em nossas vidas, vemos que não há nada mais ignorante do que discriminar outra pessoa, por qualquer que seja o motivo.

Quando olhamos a história da humanidade, com tanto sangue e gloria, ascensões e quedas, que na verdade não passa de 1 segundo perante a história do cosmos, vemos o quão primitivo é o homem, vemos o tamanho da jornada que ainda deveremos percorrer. Mas isso não é o suficiente para nos desmotivar a explorar o cosmos, pois a cada descoberta nos sentimos mais próximos de algo muito maior que nós, um sistema do qual fazemos parte e precisamos entender.

Estudar as maravilhas do cosmos, não é só passa tempo, não é jogar dinheiro fora e não é “só” para entendê-lo, na verdade desde tempos remotos o ser humano olha para cima com olhar de respeito e admiração, um olhar que a cada dia se renova, um olhar que hoje em dia é mais amplo e profundo com o avanço de nossa tecnologia. Entender o universo é parte de nossa meta, mas a outra parte é aquela que uni a humanidade, quando milhões de pessoas comemoram o lançamento de uma sonda ou se encantam com uma nova imagem ou dado, quando desenvolvemos novas tecnologias e até mesmo as aplicamos em nossas vidas aqui na Terra, quando ensinamos a uma criança o nome dos planetas do sistema solar, quando nos unimos para observar uma chuva de meteoros, eclipse ou simplesmente para apontar as constelações. A astronomia se mantém viva quando uma nova pessoa abre um livro e se encanta com as maravilhas que essa ciência pode oferecer, se encanta com onde chegamos e com o caminho por nós percorrido para estar aqui. E por isso, para manter viva a pulsação do mundo astronômico, eu peço, mantenha-se olhando para cima!

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários